Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Tradição e Fé

67ª edição da Festa de Santos Reis de Palmital atrai mais de 15 mil pessoas

A Festa foi realizada no recinto mantido pela Associação de Manutenção das Tradições Culturais (Amtrac), na Ãgua Nova


Um dos pontos altos da Festa foi o encontro das bandeiras


O município de Palmital, interior de São Paulo, promoveu neste sábado, dia 13 de janeiro, a tradicional Festa de Santos Reis. O evento, que teve o apoio da Prefeitura e patrocinadores, incluiu programação religiosa, representação da adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus, o encontro das bandeiras e o tradicional almoço aberto ao povo. Cerca de 15 mil pessoas participaram da festa.

A festa deste ano foi organizada pelos agricultores Adilson Donizete Tusco, Alberto Carlos Baratela, José Carlos Tusco e Mauro Donizete Gasparini, que assumiram a missão de manter a tradição folclórico-religiosa iniciada em Palmital em 1931. Todos os anos, a Amtrac garante apoio na organização e a Prefeitura dá o suporte para a preparação do recinto, além de realizar melhorias no acesso à Estância de Santos Reis na vicinal que faz ligação com Campos Novos Paulista.

Evento contou com ampla programação

A programação foi iniciada às 9 horas com missa campal sob tendas. A partir das 11 horas, a cozinha passou a servir refeições. Às 13 horas, as companhias das Anhumas, Faceiros e Três Ilhas iniciaram suas apresentações com a passagem pelos arcos, seguido do Encontro das Bandeiras, que representa a chegada dos Reis Magos a Belém para louvar o Menino Jesus. Posteriormente, as companhias subiram ao palco para fazer a adoração ao Presépio.

Tradição mantida com paixão e dedicação

A Festa de Reis de Palmital é reconhecida como uma das maiores do Brasil, mantendo-se fiel à sua tradição. O coordenador da cozinha do evento, Toninho Fernandes, compartilhou sua paixão pela festividade, destacando que desde os 7 anos acompanhava seu avô nas celebrações. Ele descreve o trabalho como árduo, mas repleto de amizades conquistadas ao longo dos anos.

Gastronomia caipira para todos os gostos

O banquete, coordenado por Toninho Fernandes, movimentou durante a semana a cozinha do recinto, com centenas de voluntários trabalhando na produção das refeições. O cardápio incluiu carne bovina, costela bovina, carne suína, leitoa, arroz, feijão, macarrão, alho, cebola, frango, batata e óleo, totalizando cerca de 20 toneladas de alimentos.

Lideranças do município de Assis também participaram

A festa contou com a presença do prefeito de Assis, José Fernandes, acompanhado das secretárias da Saúde, Cristiani Silvério, da Educação, Dulce de Andrade Araújo, da Agricultura e Meio Ambiente, Ana Paula Marques, do diretor de Trânsito Alcides Martins, do diretor de gabinete e radialista, Nilton Mattos, do assessor de comunicação, Cícero Motta, Luiza Nunes presidente da APRUMAR, e do radialista Pingo D'água.

Infraestrutura e Programação Diversificada

O recinto da Festa de Santos Reis contou com uma infraestrutura ampla, incluindo cozinha com área de alimentação coberta, capela, estacionamento e tendas para a programação religiosa. Além do encontro das bandeiras, a festa proporcionou apresentações das companhias locais, reforçando a cultura e tradição da região.

Foto: O prefeito de Assis, José Fernandes e a secretária Municipal da Saúde de Assis, ao lado do coordenador Toninho Fernandes e um dos colaboradores do evento

O encontro das Bandeiras foi um dos pontos altos da festa


Moradores de toda a região do Vale Paranapanema, prestigiaram a Festa de Reis em Palmita


Em dia Com a Notícia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!