Papa Francisco está internado desde 14 de fevereiro (Foto: Wikimedia Commons, Divulgação)
A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou nesta quarta-feira, 5 de março, uma atualização sobre a saúde do Papa Francisco, que está internado no Hospital Gemelli, em Roma. Segundo o boletim, o quadro do Pontífice permanece estável, sem novas crises respiratórias nas últimas 48 horas.
Durante o dia, o Papa recebeu oxigenoterapia de alto fluxo e, à noite, continuará com ventilação mecânica não invasiva. Ele também intensificou a fisioterapia respiratória e motora ativa, colaborando de forma atenta com os tratamentos.
Francisco passou boa parte do dia sentado em uma poltrona e, apesar da fragilidade, conseguiu retomar algumas atividades de trabalho. Pela manhã, participou da bênção das Cinzas em seu apartamento no 10º andar do hospital, onde recebeu a Eucaristia.
Com seu olhar sempre voltado às situações de sofrimento ao redor do mundo, o Papa telefonou para o padre Gabriel Romanelli, pároco da Sagrada Família em Gaza, demonstrando proximidade e preocupação com a comunidade local.
Ao longo da tarde, alternou momentos de descanso e de trabalho, mantendo o bom humor, segundo os médicos. Apesar da evolução dentro do esperado para o quadro de pneumonia, os profissionais reforçam que o prognóstico ainda é reservado, dada a complexidade da situação clínica.
A equipe médica segue acompanhando o Santo Padre de perto, ressaltando a importância de tempo e cautela para avaliar os próximos passos do tratamento.
Mensagem aos brasileiros
O Vaticano divulgou um comunicado feito pelo papa Francisco nesta quarta-feira (5) aos fiéis brasileiros. O texto foi enviado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e fala sobre a Campanha da Fraternidade de 2025.
Na mensagem, o pontífice fala sobre o início da Quaresma e menciona a COP 30, que será realizada no Pará em novembro deste ano.
"Confiando estes votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida, concedo de bom grado a Bênção Apostólica a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham no cuidado com a Casa Comum, pedindo que continuem a rezar por mim", diz o papa no final do comunicado.
Fonte: Vatican News