POSTO BRASIL
APRUMAR

Governo Lula zera imposto de importação para carne, café, milho e outros alimentos

Medida anunciada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin busca conter alta nos preços e garantir comida mais barata na mesa do trabalhador

Por Da Redação em 07/03/2025 às 00:21:30
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quinta-feira (6) que o governo federal decidiu zerar a alíquota de importação para diversos produtos alimentícios. Entre os itens que terão o imposto zerado estão carne, café, açúcar, milho, azeite de oliva e sardinha.

Além da cesta básica, que terá sua tributação zerada, o governo também anunciou a eliminação da alíquota de importação de diversos alimentos. A medida faz parte de um conjunto de ações para reduzir os preços e deve entrar em vigor nos próximos dias.

Os produtos que terão alíquota zerada são:

  • Carne: atualmente com tarifa de 10,8%
  • Café: 9%
  • Açúcar: 14%
  • Milho: 7,2%
  • Óleo de girassol: 9%
  • Azeite de oliva: 9%
  • Sardinha: 32%
  • Biscoitos: 16,2%
  • Massas alimentícias: 14,4%

A decisão foi tomada após reunião entre o presidente Lula, ministros e representantes do setor de alimentos. Participaram do encontro os ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Sidônio Palmeira (Secom), além de entidades como a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC).

O alto preço dos alimentos é apontado como um dos fatores que contribuem para a queda na popularidade de Lula, que atingiu recentemente seu pior índice de aprovação, de acordo com pesquisa Datafolha.

Durante evento no Rio de Janeiro, Lula afirmou ter "obsessão" por garantir comida barata na mesa do trabalhador. O presidente já havia cobrado de seus ministros, no início do ano, propostas para reduzir o custo da alimentação no país.

A expectativa do governo é que a redução dos impostos de importação ajude a pressionar para baixo o preço de itens essenciais e alivie o impacto da inflação no bolso da população.


Foto: Epitacio Pessoa/Estadão - Medidas anunciadas pelo governo nesta quinta-feira, 6, tentam frear o avanço da inflação de alimentos


Fonte: Portal Carta Capital

Comunicar erro
CONCREFORT

Comentários

MUNICCA - ADRIANO (teste)