POSTO BRASIL
APRUMAR

Em Marília, ministro da Saúde inaugura nova ala da Santa Casa para tratamento do câncer

Rede de saúde da cidade será reforçada com a construção de uma nova UPA 24h

Por Da Redação em 15/04/2025 às 01:38:38
Foto: Walterson Rosa/MS - Visita à Santa Casa de Marília

Foto: Walterson Rosa/MS - Visita à Santa Casa de Marília

Com o objetivo de reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) para o início do tratamento oncológico, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou neste sábado (12), em Marília (SP), uma nova ala de radioterapia na Santa Casa da cidade. Com tecnologia de ponta e capacidade para realizar até 600 procedimentos por ano, o serviço reforça o cuidado especializado e humanizado para pacientes com câncer de toda a região. Na cidade, o ministro também anunciou a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas que vai expandir a capacidade de atendimentos na rede de saúde do município.

Investimento federal fortalece rede de alta complexidade na região

A entrega foi viabilizada com investimento superior a R$ 12,5 milhões do Governo Federal, por meio do Plano de Expansão da Radioterapia do SUS (PERSUS). A nova estrutura beneficiará pacientes de 62 municípios, aproximando o acesso à alta complexidade e consolidando a Santa Casa de Marília como a maior prestadora pública de oncologia da região, com atendimento para mais de 1,3 milhão de pessoas.

"A visita a Marília é muito importante para reforçar as ações do Ministério da Saúde em parceria com o município e o estado. Estamos aqui para garantir que os pacientes da região tenham acesso ao tratamento do câncer no tempo adequado", afirmou Padilha.

Tecnologia de ponta e portaria de habilitação prevista para esta semana

"O novo serviço de radioterapia, com acelerador linear de última geração, permite reduzir pela metade o número de sessões em alguns casos, como o de câncer de mama. Já nesta semana vamos publicar a portaria de habilitação para que os atendimentos possam começar imediatamente", acrescentou o ministro.

Santa Casa terá 10 novos leitos de UTI habilitados

Padilha também anunciou a habilitação de 10 novos leitos de UTI na Santa Casa e de uma UPA 24 horas. "Esses leitos são fundamentais para o cuidado de alta complexidade, inclusive em casos cirúrgicos e pacientes graves. É uma entrega que fortalece a estrutura da Santa Casa e amplia o atendimento especializado", ressaltou.

Enfrentamento à dengue: Marília entre os municípios prioritários

Ainda em Marília, o ministro visitou o Polo Central de Hidratação da cidade, uma das ações emergenciais para o enfrentamento da dengue. A unidade faz parte da rede montada pela prefeitura, que já realizou mais de 25 mil atendimentos em apenas dois meses.

"Embora o Brasil tenha registrado uma queda significativa nos casos e óbitos por dengue este ano, o estado de São Paulo concentra mais de 70% dos casos e 80% das mortes. Marília é uma das cidades prioritárias nessa resposta", disse Padilha. "Nossa equipe da Força Nacional do SUS já está atuando no apoio ao centro de hidratação, que tem feito um trabalho exemplar."

Na ocasião, Padilha anunciou a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (24h), a primeira da região Sul, que, com impacto anual de R$ 2,1 milhões em investimentos do Governo Federal.

Polo Central de Hidratação de Marília (SP). (Foto: Walterson Rosa/MS)


Hospital Oncológico da Universidade de Marília (UNIMAR) (Foto: Walterson Rosa/MS)

Fonte: Governo Federal - Ministério da Saúde

Comunicar erro
CONCREFORT

Comentários

MUNICCA - ADRIANO (teste)