Foto: Departamento de Comunicação PMA
A Prefeitura de Assis, por meio do Conselho Municipal de Saúde, convoca a população para participar das pré-conferências de saúde que acontecem neste mês em diferentes regiões da cidade. O objetivo é ouvir as demandas locais e definir os rumos das políticas públicas na área da saúde, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
Segundo Olívio Alves de Souza, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, a participação popular é fundamental para o fortalecimento do SUS e para garantir melhorias no atendimento. "A pré-conferência é um ato importantíssimo para a saúde e para o fortalecimento do SUS. Ela está sendo dividida em etapas para abranger as realidades específicas de cada território", destacou Olívio.
As pré-conferências serão realizadas conforme o seguinte cronograma:
O tema das pré-conferências é "Decidir juntos, cuidar melhor: A força da participação popular na saúde". As reuniões são setorizadas para atender as necessidades específicas de cada região, mas Olívio ressalta que a população pode participar de quantas pré-conferências desejar. "Cada ponto da cidade tem uma realidade diferente, por isso a divisão. Mas todos podem participar, especialmente quem deseja contribuir com as políticas públicas de saúde", explicou.
Durante os encontros, os participantes poderão apresentar demandas relacionadas a deficiências no sistema, como falta de médicos, necessidade de ampliação de exames e outras melhorias que impactam o atendimento na rede pública.
O Conselho Municipal de Saúde realiza ainda reuniões abertas ao público na segunda semana de cada mês, sempre às terças-feiras. "A presença da população fortalece o SUS. É importante que as pessoas participem formalmente dessas discussões, pois elas influenciam as políticas públicas não apenas em Assis, mas também nos níveis estadual e federal", acrescentou o vice-presidente.
Olívio finalizou convidando a população a se engajar: "Este é o momento de formalizar reclamações e demandas. Vamos fortalecer o SUS com a união de todos".
Imagem: Assessoria de Comunicação - PMA
Fonte: Em Dia Com A Notícia