POSTO BRASIL
APRUMAR

Morre Célia Penço, referência na saúde e no voluntariado de Assis, aos 93 anos

Atuante em diversos conselhos municipais e homenageada como Irmã Benemérita, Célia será velada e cremada em São Paulo; missa de sétimo dia será realizada em Assis

Por Da Redação em 05/06/2025 às 20:46:30
Foto: Redes Sociais - O corpo de Célia será velado e cremado em São Paulo. A missa de sétimo dia será celebrada na próxima semana, em Assis.

Foto: Redes Sociais - O corpo de Célia será velado e cremado em São Paulo. A missa de sétimo dia será celebrada na próxima semana, em Assis.

Morreu nesta quinta-feira, 5 de junho, em São Paulo, Célia de Carvalho Ferreira Penço, aos 93 anos, vítima de causas naturais. Figura de destaque no setor da saúde e no voluntariado de Assis, Célia deixa um legado de atuação cidadã e acadêmica.

Célia Penço foi membro ativo do Conselho Municipal de Saúde, representando a Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA), além de integrar o Rotary Assis Fraternal. Sua participação estendia-se também ao Conselho de Direitos das Pessoas com Deficiência e Capacidade Elevada, ao Conselho Municipal de Assistência Social, ao Conselho Municipal do Idoso e ao Conselho Municipal sobre Drogas (COMUD), onde colaborou com políticas públicas fundamentais para o bem-estar da população.

Em 2015, foi homenageada com o título de "Irmã Benemérita", em reconhecimento à sua dedicação à saúde de Assis e ao trabalho voluntário prestado à Santa Casa e a outras instituições filantrópicas do município.

Além de sua contribuição social, Célia construiu uma sólida carreira acadêmica. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), atuou como professora universitária na Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Assis, onde orientou inúmeros trabalhos de mestrado e doutorado, formando uma geração de pesquisadores nas áreas de antropologia e história.

A Santa Casa de Assis manifestou pesar nas redes sociais: "Informamos, com profundo pesar, o falecimento de Carvalho Ferreira Penço, membro da Irmandade da Santa Casa de Assis, reconhecida em 2015 como Irmã Benemérita. Registramos nossa eterna gratidão por toda sua dedicação à saúde local e pelo grandioso trabalho voluntário desempenhado junto à Santa Casa de Assis e demais instituições filantrópicas."

O corpo de Célia será velado e cremado em São Paulo. A missa de sétimo dia será celebrada na próxima semana, em Assis. Ela deixa os filhos Juliança Penço e Rodrigo Penço, além de netos.

Comunicar erro
CONCREFORT
AUTO CAPAS CRISTO REI

Comentários

MUNICCA - ADRIANO (teste)