No mês de abril, conhecido como "Abril Laranja" em alusão à prevenção aos maus-tratos de animais, o município de Assis avança em seu compromisso com o bem-estar animal através do Programa de Castração. Seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Decreto Municipal 9.266/2023 e por portarias específicas, o programa alcançou uma etapa importante em sua execução.
Desde outubro de 2023, quando quatro clínicas veterinárias foram habilitadas por meio de um chamamento público, o programa tem se dedicado ao controle populacional e à promoção do bem-estar animal. Com um planejamento detalhado, foram contemplados 160 cadelas, 270 gatas, 180 cães e 192 gatos, permitindo castrações em larga escala divididas em etapas.
Priorizando inicialmente os animais errantes e posteriormente os cuidadores voluntários, ONGs e munícipes em situação de vulnerabilidade social, o programa tem buscado atingir diferentes segmentos da população que necessitam desse serviço.
Recentemente, a Prefeitura realizou a terceira fase do processo, destinada aos felinos remanescentes, com cadastro por região. Entretanto, dos 105 felinos cadastrados em fevereiro no BOA NOITE ASSIS na subprefeitura, 34 tiveram seus cadastros cancelados, devido a faltas, desistências e reprovações.
Para Ana Paula Marques Rodrigues, secretária de Agricultura e Meio Ambiente, o apoio dos cuidadores é fundamental para o sucesso do programa."Abril Laranja, mês destinado à prevenção aos maus-tratos, muitos pensam somente em violência, mas o não cuidar é um mau trato."
Com o apoio da população e a expansão contínua do programa, a expectativa é concluir as castrações de forma mais ágil e abrir novas oportunidades para a comunidade. Isso reforça a importância da adoção responsável e do compromisso com o bem-estar animal não apenas durante o "Abril Laranja", mas ao longo de todo o ano.
Assis, Cidade em Movimento
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA/SEAMA
Assessoria de Comunicação da PMA