Na manhã desta quarta-feira, 27 de novembro, a PolÃcia Civil de Assis realizou a operação "Alicantina" para apurar possÃveis crimes de peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e associação criminosa. A ação foi conduzida pelas Delegacias Especializadas DIG/DISE da Seccional de Assis e contou com o apoio do Tribunal de Contas do Estado e da Unidade de Inteligência Policial do DEINTER-8.
Os mandados de busca e apreensão, autorizados pela Primeira Vara Criminal da Comarca de Assis, foram cumpridos em seis locais, incluindo a sede da Prefeitura. A operação é resultado de uma investigação instaurada a pedido do Ministério Público Estadual.
De acordo com as investigações, entre 2019 e 2023, secretários de negócios jurÃdicos teriam recebido honorários advocatÃcios em espécie referentes ao parcelamento de dÃvidas ativas de execuções fiscais. Esses valores, que deveriam ser destinados à conta de honorários da administração pública municipal, não teriam sido repassados, configurando possÃveis crimes contra a administração pública.
Durante a operação, foram apreendidos celulares, notebooks e documentos que serão submetidos à análise documental e tecnológica. A PolÃcia Civil informou que as investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e confirmar as irregularidades apontadas.