O Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, com destaque para 60 redações que atingiram a nota máxima. O evento, realizado nos dias 5 e 12 de novembro para 2,7 milhões de participantes, permitirá que os estudantes concorram a vagas no ensino superior por meio do Sisu e Prouni, além de poderem utilizar a nota no Fies e em instituições portuguesas.
O ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou a importância do Enem e anunciou o programa Pé-de-meia, um incentivo financeiro para estudantes do ensino médio, visando aumentar a participação. Uma pesquisa será conduzida pelo Inep para entender a defasagem na participação e buscar soluções.
Com as notas em mãos, os participantes podem pleitear vagas pelo Sisu, bolsas de estudo pelo Prouni ou financiamento pelo Fies. O Sisu 2024 terá inscrições de 22 a 25 de janeiro, oferecendo 264.360 vagas. O Prouni 2024 terá edital publicado em breve, com inscrições de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.
O Fies passará por reformulações, com novas regras a serem definidas e inscrições abertas em março. Os resultados do Enem podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas.
A redação do Enem abordou o tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". No total, 60 redações alcançaram a nota máxima, com destaque para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Os resultados individuais do Enem já estão disponÃveis na Página do Participante. Para quem realizou a prova como "treineiro", as notas serão liberadas em março. Mais detalhes podem ser encontrados no link aqui.
Fonte: Ministério da Educação