A Prefeitura de Assis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está investindo na formação profissional no município com a chegada da Escola Móvel do Senai. A iniciativa visa atender à demanda das indústrias locais e regionais.
Segundo Roberta Messias, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a pesquisa do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e estudo da Secretaria revelaram que ser soldador é uma profissão muito procurada pelas indústrias da região. Para atender a essa necessidade, a Prefeitura está promovendo um curso gratuito de Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico para quem trabalha com solda.
O curso, ministrado pelo professor Adriano de Oliveira, aborda as habilidades essenciais para os soldadores, ensinando a criar peças a partir de projetos e a transformar peças já existentes em projetos. Essa capacitação é fundamental para garantir que as peças atendam aos padrões técnicos exigidos pelas indústrias, contribuindo para a qualidade e eficiência dos produtos fabricados.
O prefeito José Fernandes destaca a importância dessa parceria para o desenvolvimento econômico de Assis. Ele afirma que a gestão está alinhada ao fortalecimento do setor econômico e que a colaboração com o SENAI tem contribuído para a formação de centenas de profissionais ao longo de sua administração.
O vice-prefeito Aref Sabeh, um dos grandes incentivadores dos cursos do Senai em Assis, reforça que a demanda por profissionais qualificados em soldagem nas empresas é grande e diz estar motivado com o futuro dos jovens assisenses. "Estamos investindo no futuro dos nossos cidadãos, proporcionando oportunidades e fortalecendo a mão de obra especializada".
As inscrições estão abertas no PAT de Assis até o dia 19 de fevereiro. Os interessados devem apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Vale ressaltar que são disponibilizadas 14 vagas para o curso, que será realizado na Carreta do Senai, estacionada na Subprefeitura da Prudenciana.
Fonte: Assessoria de Comunicação da PMA